sexta-feira, 24 de setembro de 2010

(Resposta) Podíamos viver num mundo melhor?

Como prometido fica aqui a minha resposta.
Claro que podíamos viver num mundo melhor, se todos colocássemos as diferenças de lado e trabalhasse-mos com esse objectivo. Há mais de 4 séculos que se falam em 3 palavras que guiam os vários movimentos socialistas e de igualdade no mundo. Liberdade, Igualdade e Fraternidade, os franceses foram os primeiros a tentar, os americanos seguiram-nos com o "American Dream", os portugueses com a revolução de Abril, Cuba com a revolução cubana, o Brasil com a "Lulomania". O mundo está cheio de exemplos de pessoas que defendiam estes ideais de igualdade para todos e de um muno melhor, todos os conhecemos, desde John F. Kennedy a Che Guevara, passando por Salgueiro Maia, Lula, José Antonio Echevarría, Martin Luther King, Nélson Mandela... Muitos mesmos, que marcaram a luta por estes ideais através da palavras e actos, alguns mesmo através da guerrilha. Kennedy disse um certo dia: 
  • "A liberdade é indivisível, e quando um homem é escravizado nós todos não somos livres.";
  • "O conformismo é carcereiro da liberdade e inimigo do crescimento."; 
  • "Os problemas fundamentais que desafiam o mundo de hoje não são suscetíveis de soluções militares."
Pois bem nesse dias Kennedy estava certo e todos nós devemos lembrarmos destas palavras e ensinamentos, o passado fica lá trás o que interessa é o presente pois é ele que pode mudar o futuro....

Agora dois pensamentos de Che Guevara:
  • "Deixe dizer-lhe, com o risco de parecer ridículo, que o revolucionário verdadeiro está guiado por grandes sentimentos de amor. É impossível pensar num revolucionário autêntico sem esta qualidade. Quiçá seja um dos grandes dramas do dirigente(...) Nessas condições, há que se ter uma grande dose de humanidade, uma grande dose de sentido da justiça e de verdade para não caírmos em extremos dogmáticos, em escolasticismos frios, no isolamento das massas. Todos os dias temos que lutar para que esse amor à humanidade vivente se transforme em fatos concretos, em atos que sirvam de exemplo, de mobilização."
  • "A argila fundamental da nossa obra é a juventude: nela depositamos a nossa esperança e preparamo-la para tomar das nossas maos a bandeira."
E para acabar basta dizer que como diz a última citação cabe a nós jovens, a nós nova geração, tomar em mãos esta bandeira da paz, amor, união, basicamente, do socialismo, da Igualdade, Liberdade e Fraternidade. Cabe a cada um de nós sem excepção e sem desculpas está na hora de mudar o mundo para podermos viver num mundo melhor.
Dream on e Don't Stop Believing, nós podemos mudar o mundo.







Ps.:Amanhã voltamos aos posts normais sem mais moralismos ou politicas,apenas as necessárias.... :D

Sem comentários: