sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Mensagem de Natal

PAZ ATRAVÉS DA... GUERRA
Este ano podia falar do ambiente, podia falar de Copenhaga, da crise ou outras coisas que se passarão mas vou pegar num tema importante que se liga a todo o mundo! A Paz, dizendo melhor a Paz através da Guerra!
Como assim?- muitos devem perguntar isto ao ler o título. A resposta é simples, há inimigos que colocam em causa a paz interna de um país e, por vezes, do mundo. Como diria Che Guevara "Eu não posso colocar em causa a liberdade de milhares em prol de um, mesmo que isso signifique matá-lo!", claro que não, isso seria um crime para aqueles que lutaram desde que o mundo existe pela sua liberdade e segurança. O prémio Nobel da Paz este ano em nada o merecia ter recebido, porém, apesar do que foi dito pelo conselho de atribuição, este prémio tem um objectivo condicionar Obama nas suas decisões sobre as guerras, sendo o primeiro exemplo disso a demora nesta decisão de enviar mais soldados para o Afeganistão! Mas o que justifica uma guerra pela paz? A ameaça à paz, como é evidente, mas uma ameaça aquilo que muitos países escreveram numa declaração, que nunca ficará ultrapassada, e quem está numa guerra "não pode largar os seus ideais pois isso é perder a razão"(Quote: Obama) e "Nessas condições, há que se ter uma grande dose de humanidade, uma grande dose de sentido da justiça e de verdade para não cairmos em extremos dogmáticos, em escolasticismos frios, no isolamento das massas. Todos os dias temos que lutar para que esse amor à humanidade vivente se transforme em fatos concretos, em actos que sirvam de exemplo, de mobilização."(quote: Che Guevara).
Porém estas guerras devem ser feitas rapidamente, num estilo Blitzkrieg, para que os povos beneficiem dela e não o contrário!
A situação de Israel e Palestina é diferente porém a solução, já há muito podia ter sido encontrado, o mundo deve assumir uma posição de dureza contra ambos os países. E talvez uma solução que agrade a todos é um único País, com 3 regiões: a faixa de gaza, a actual zona controlada pela FATAH e a zona de Israel. As novas gerações de ambos os lados percebem que se tem de entender para conseguir viver em paz!

Música de Natal: Kenji - Fort Minor & Where's the love - Black Eyed Peas

Bom Natal,a todos (incluindo eu e o Luís!(, E PAZ AO MUNDO!


Assinado: Filipe Fumega

Sem comentários: