sábado, 21 de agosto de 2010

Há com cada coisa

Os franceses andam chateados com a McDonald's. Porquê?
Porque a McDonald's usou a imagem do Asterix na sua nova campanha publicitária, que consiste num conjunto de três outdoors criados pela agência de publicidade Euro RSCG para a campanha "Você como você é". A imprensa e o público francês não tem poupado críticas à McDonald's. O "Le Fígaro" escreveu "Há Ketchup no bigode do Asterix.". Outro jornal foi mais longe dizendo "A nova campanha do McDonald's mostra o lendário defensor da tradição francesa a comer num restaurante da marca. Nada mais é considerado razoável hoje em dia?"
Ora bem isto é o cúmulo. Ver os franceses falarem de tradição francesa, quando eles próprios humilham a sua tradição e as suas lendárias figuras através de acções muito feias. Sim refiro-me aos casos do Mundial em que a selecção se revoltou, fez greve, um jogador insultou um treinador e para acabar são chamados ao parlamento e depois ainda são suspensos só para os dirigentes não ficarem mal. Estou a falar também dos mais recentes atropelos às ideias liberais que nasceram nesse mesmo país à muitos séculos, Liberdade, Igualdade e Fraternidade, que desde que Sarkozy chegou ao governo, foram mais que pisadas e atropeladas dando lugar ao racismo.

Cresçam meus amigos e apareçam.......

1 comentário:

Patrícia disse...

Não vejo mal algum na utilização da imagem do Astérix pela McDonald's, já os comportamentos no mundial da África do Sul e o racismo de que falas... Bem, vergonhoso e de lamentar.

O primeiro, para dizer a verdade, não me afecta muito, já o segundo, afecta, devia afectar a todos.