sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pensar Vitória #1

Há muito que queria criar uma rubrica onde falasse do meu clube aqui no Galo. Não vou fazer promessas e dizer que vai ser semanalmente, mas uma coisa é certa vai ser sempre que me apetecer dizer algo sobre o futuro do meu grande clube.
Hoje venho aqui falar-vos da estrutura organizativa do Vitória, ou dizendo melhor, a falta dela. Mas permitam-me explicar o porquê. Todos nós nos últimos anos temos criticado Emílio Macedo (a.k.a. "O trolha") pela sua falta de direção, pela sua falta de rumo, pelas falhas constantes no cumprir de objectivos ou de simples processo de informação. Todos temos critica várias áreas do clube desde o marketing ao departamento de comunicação, a conclusão que temos ao olhar para o Vitória é uma: o clube está à deriva, sem liderança e sem se perceber bem quem manda em quem.
Podíamos melhorar tudo isto? Sim, através de uma reestruturação clara e que levaria o clube a ter um ano zero a nível organizativo, eficaz certamente, não só no controlo de questões teoricamente menores mas que podem transferir muita mais tranquilidade aos planteis do Vitória, do futebol ao pólo.
E como vocês sabem aqui damos sempre ideias para se fazerem as coisas, por isso desta vez as ideias são:
 1) Introduzir a gestão por objetivos para todos os funcionários do clube e passar a gerir o clube através do modelo contigencial, isto é, passar a gerir o clube de acordo com o que o ambiente (factores externos à organização exigem dele) no momento e passar a avaliar o sucesso e desempenho dos funcionários através de objectivos anuais, que serão revistos mensalmente de forma ter uma percepção de como estão a evoluir, introduzindo prémios para quem superar esses objectivos e punições para quem não os cumprir.

2) Definição clara do poderes que o Director-Geral, Director Desportivo e Director das Modalidades têm, sendo que as funções destes são organizar e coordenar todos os seus sub-entendidos de forma a que a cúpula directiva esteja sempre informada sobre o dia-a-dia do clube, outras das suas funções será garantir que os seus subordinados cumpram as linhas traçadas pela direção em termos de objetivos para aquele ano, tendo alguma liberdade para tomarem decisões correntes, entre outros aspectos.

3) Reorganização, Criação e Destruição dos departamentos no clube, aqui e porque não podemos falar muito posso apenas dizer que as ideias que tenho são a da criação do departamento de contabilidade, pois apesar de termos o conselho fiscal este não chega para um clube que gere cerca de 15 modalidades, cifradas em 1600 atletas cerca de 200 dirigentes, e movimenta por ano quantias elevadas de dinheiro, o departamento de contabilidade permitira ao clube estar mais ciente da sua situação liquida e daquilo que a nivel financeiro se passa no clube. Outro departamento a ser reorganizado é o departamento de comunicação.

4) Passar a recrutar funcionários para os departamentos nas universidades, esta ideia permite que tenhamos uma grande estrutura e com custos não tão altos, devemos recrutar sempre os melhores e se possível mantê-los mostrando-lhes um projecto ambicioso e onde podem esperar promoção na carreira. O Vitória está localizado na cidade mais jovem do país e perto daquela que é hoje a melhor universidade do país e deve aproveitar-se desse facto, compondo a sua estrutura com gente jovem, ambiciosa, criativa e com vivacidade de forma a poder crescer.

Para já e porque já vai longo este texto fico por aqui, prometo nos próximos dias trazer aqui uma imagem daquele que seria o ornanograma do Vitória se as minhas ideias fossem implementadas, até lá vamos debater estes temas, pois são temas importantes e que podem mudar a forma como pensamos Vitória!

Sem comentários: