sábado, 25 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal 2010

A Geração (Des)Respeito


Hoje em dia existe uma grande preocupação com o futuro, a curto, médio e longo prazo. A curto, será lembrado certamente pelos políticos neste dia, a Crise é o que mais preocupa. A médio prazo o que mais preocupa este país é a questão da segurança social e do estado social e, por último, a longo prazo a questão da sucessão geracional, o que nos lança hoje para um grande debate sobre esta geração, marcada pelas novas tecnologias, redes sociais, internet, entre outras coisas, mas principalmente esta geração que tem crescido com a corda no pescoço, e não do tipo Egas Moniz, mas sim tipo pobre coitado que não tem dinheiro nem saída para o marasmo.
Esta geração, vamos situá-la, entre 88 e 98, pois em relação aos outros ainda é cedo para falar. Bem esta geração cresce sobre os mesmo signos, isto é, computadores, Internet, Consolas e Redes Sociais. Uns dizem que elas são más, criam sedentarismo, outros que elas são boas, estimulam o cérebro e a interacção que a televisão roubara um dia, não vamos entrar por aí, pois nós aqui queremos é factos, e eles mostram que ambos tem razão. Bem mas se ambos têm razão qual o verdadeiro mal desta geração. Bem o verdadeiro mal desta geração, não na sua generalidade, mas na sua maioria, são a falta de valores que ela apresenta. Valores como Honestidade, Lealdade e Respeito não fazem hoje parte do vocabulário desta geração. Esta geração de Rebeldes, de Moranguitos, quer é vestir-se como a Hanna Montana e ser como os Feiticeiros de Waverbly Place, e se possível ser bonitos fisicamente como as super-estrelas. Não há mais aquele sentimento Tsubasa, Samurai X e mesmo Dragon Ball, hoje em dia na TV este tipo de desenhos animados não tem espaço, dizem os especialistas que não são educativos, ao contrário daquele tipo que fala com carros e constroi coisas e daquele miúdo que conduz um carro amarelo... Os valores começam a ser transmitidos em crianças, se tu não procuras através da TV, que ocupa às crianças um imenso tempo da sua agenda, passar os valores da amizade, honestidade, respeito, entre-ajuda, lealdade... então eles vão crescer órfãos dessa base e a sua tábua de valores será mais do tipo, ser como a XY da novela KT do canal ZP.
Se este é o único problema que leva a uma geração na sua generalidade rasca? Não. Há mais. Os pais são responsáveis pela falha na formação civica desta geração do "Dá-me o Telemovel Já!!!" e do "O stor não manda, vá-se foder", como??? Bem essa é fácil, para um pai a sua criança é sempre um(a) Santo(a), nunca faz nada de mal e tudo o que diz é verdade, hoje em dia os pais são super-protectores, não deixam as crianças brincar com pedras porque pedras podem rachar, não deixam as crianças correrem na rua e na terra porque podem ficar doentes, os próprios pediatras dizem para os pais comprarem fichas anti-choque para por nas tomadas, peças que impeçam as portas de apertar a mão da criancinha, porque ela pode aleijar-se. Bem já dizia alguém "A única forma de ganhar experiência é cometendo erros.", bem se a criança hoje em dia não comete erros não pode ganhar experiência, e há coisas, que nenhum pai ou escola, podem ensinar a alguém, apenas a vida e o erro pode ensinar. O que importa não é o erro é o que fazes com ele, diria qualquer psicólogo barato.
Outros dos  problemas desta geração é a falta de objectivos. Há 4 décadas atrás neste mesmo país os jovens tinham como grande objectivo revoltar-se perante um regime fascista. Hoje o objectivo desta geração, bem nem eu que faço parte dela sei qual é. Sei que esperam, as gerações mais antigas, que esta geração resolva os problemas do país, daí a aposta forte na educação, mas para quê, quando muitos nem sequer ligam nenhuma e vão à escola porque são obrigados e não porque querem aprender para serem alguém. Muitos querem ser Einsteins, Newtons, Teslas, Watsons, H. G. Wells, Henri Fords, porém não querem "desperdiçar" tempo a estudar pensando que mesmo assim podem lá chegar. Eu li um dia, algures num local, "Um Homem sem objectivos é um Homem morto" e "Para um Homem sem objectivos nada importa". Bem se olharmos para esta geração isso faz sentido, muito sentido diria eu mesmo. As antigas gerações, apesar de não serem exemplos, pois só cometeram erros dizem que esta geração é rasca, pessoas que como eu acham que ainda vamos a tempo de nos salvar dizem que esta não é uma geração rasca, mas sim uma geração que está à rasca e que se encontra perdida no meio do nevoeiro.Talvez fosse esta a hora de surgir o comandante que nos pode salvar, mas bem desde os tempos de D. Sebastião, para não dizer de Afonso, esse nobre que construiu este país, que esperamos por ele, porque haveria de surgir agora.
Sei que ninguém vai concordar, mas tal qual um viciado em estupefacientes, o primeiro passo para a cura, leia-se solução, será admitir que temos um problema. A sucessão geracional terá, para bem deste País, de acontecer o quanto antes, mas antes de ela acontecer é preciso que esta geração, capaz de grandes feitos se assim o quiser, se aperceba que apenas com LEALDADE, HONESTIDADE E RESPEITO se poderá chegar longe, tudo o resto levará este planeta para mais guerras e eu espero que não seja esta a geração responsável pela III Guerra Mundial, e pela IV e V....

Está na hora de acordar para o bem do mundo.
LEALDADE, HONESTIDADE E RESPEITO, são hoje as palavras mais importantes e que substituem as da revolução francesa...

FELIZ NATAL, E MUITAS PRENDAS...

Sem comentários: